MERGULHO ALCATRAZES - SP
Arquipelágo de Alcatrazes-SP (Unidade de Conservação Marinha)
Próximas datas (sob consulta)

O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes é a novidade como ponto de mergulho do Estado de São Paulo. Fechado por 30 anos pela Marinha do Brasil foi reaberta a visitação por mergulhadores com monitoria do ICMBio em 16 Dezembro de 2018. Após tanto tempo com caça, pesca, mergulho e fundeio proibido imagine a quantidade de vida marinha lá presente.
 
Os fundadores da Toca do Mergulhador participaram da saída de reabertura e puderam ver com os próprios olhos. Imaginem uma ilha intocada e que ao chegar os barcos são recebidos por aves acompanhando a navegação e muitas vezes até pousando sobre eles. Trata-se do maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul. Além disso o arquipélago tem algumas espécies de aves e répteis que são endêmicos, ou seja, não existem em nenhuma outra parte do planeta.

E o mergulho em Alcatrazes?

A sensação de mergulhar lá é como se o tempo inteiro de mergulho você estivesse envolvido por um grande cardume de peixes. Budiões que normalmente são ariscos permitem sua aproximação e são maiores dos que o que costumamos ver em outros pontos de mergulho.

E os pontos de mergulho em Alcatrazes?

São 10 os pontos de mergulho e seus níveis de dificuldade:
  1. Tartaruga (Fácil)
  2. Baba de Boi (Fácil)
  3. Raia (Intermediário - Profundo)
  4. Badejo Quadrado (Intermediário - Profundo)
  5. Jardim dos Corais (Fácil)
  6. Geladeira (Fácil)
  7. Farol (Avançado -Profundo e com correntes)
  8. Laje do Alagado (Médio/Avançado)
  9. Tubarão (Avançado / Difícil)
  10. Parcel 5 (Avançado / Difícil)
Com tantos pontos de mergulho já fica claro que não conseguirá conhecer tudo em uma única ida a Alcatrazes.
 
Como chegar lá?
A visita é permitido seguindo a risca o plano de manejo que é fiscalizado pelo ICMBIO. Apenas barcos credenciados podem visitar o arquipélago e fazer o mergulho no local, além disso os barcos precisam usar as poitas lá existentes e é exigido um guia do ICMBIO para cada 4 mergulhadores na água. Será estudado o impacto ambiental durante um ano e meio e depois será revisto essas regras. Atualmente os operadores de mergulho habilitados saem de Ilhabela e São Sebastião que é o ponto mais perto para chegar até esse paraíso e é necessário pelo menos 2horas e 30 minutos de navegação, portanto são utilizadas embarcações maiores com maior suporte embarcado.

O Clube Toca do Mergulhador convida você a acompanhar conosco seu mergulho em Alcatrazes?
Bora pra água peixes?
Imagens: ICMBIO e Allan Piccinin

Consulte-nos sem compromisso pelo telefone: (11) 95887-8641