OMS: Mergulho após infecção por SARS-CoV-2 (COVID-19)
O que a literatura internacional e a OMS dizem sobre mergulho autônomo para quem teve COVID?
A Toca do Mergulhador está ativa e alerta sempre preocupada em primeiro lugar com o bem estar dos mergulhadores peixes do cardume, e mediante a noticias espalhadas por todos os cantos resolvemos consolidar aqui algumas informações relevantes de fontes internacionais sobre o assunto Covid e o mergulho. Iremos traduzir alguns textos na integra e todas as fontes oficiais estarão disponíveis no final desse review.
Vejam abaixo o que o site da OMS(Organização Mundial da Saúde) tem como alerta aos mergulhadores que tiveram Covid-19:
"O mergulho é uma atividade crítica para a indústria comercial, atividades militares, pesquisa e segurança pública, bem como uma paixão para muitos mergulhadores recreativos. Espera-se que os médicos forneçam recomendações de retorno ao mergulho após SARS-CoV-2 (COVID-19) infecção com base na melhor evidência disponível, muitas vezes extraída da experiência com outras doenças semelhantes. O mergulho autônomo apresenta desafios fisiológicos únicos para o corpo secundários à imersão, aumento da pressão e aumento do trabalho respiratório. As sequelas de longo prazo do COVID-19 ainda são desconhecidas, mas se for comprovado que são semelhantes a outros coronavírus (como a síndrome respiratória do Oriente Médio ou SARS-CoV-1), eles podem resultar em sequelas pulmonares e cardíacas de longo prazo que afetam a capacidade dos mergulhadores de retornar com segurança ao mergulho autônomo. A literatura disponível e a fisiopatologia do COVID-19 no que se refere à aptidão para mergulho, incluindo recomendações atuais para doenças semelhantes, propõe diretrizes para avaliações dos mergulhadores após o COVID-19. As diretrizes baseiam-se nas melhores evidências disponíveis sobre o COVID-19, bem como na experiência anterior com a determinação da aptidão do mergulho. É provável que todos os mergulhadores que contrataram COVID-19 exijam uma avaliação médica antes do retorno ao mergulho com ênfase na função pulmonar e cardíaca, bem como na capacidade de praticar exercícios."
No Brasil a DAN (Divers Alert NetworK) mantém atualizado em seu site noticias atualizadas sobre protocolos quanto ao coronavírus e protocolos de segurança:
COVID-19 And Diving: SBMHS Medical Recommendations
O que a SMBHS (Sociedade Belga de Medicina Hyperbárica e Subaquática) recomenda nos preocuparmos antes de voltar ao mergulho?
Embora covid-19 possa ser quase assintomático, também pode causar sérios danos aos pulmões e ao coração, dois órgãos que devem estar em perfeitas condições de funcionamento para nossa atividade de mergulho.
Teremos que ter muito cuidado antes de retomar a atividade.
Cuidados antes de voltar a mergulhar:
- Para pessoas que foram afetadas por covid-19 : espere um período de 1 a 3 meses antes de mergulhar (é longo, mas é a sua saúde e a de outras pessoas) dependendo sobre a gravidade dos sintomas. Idealmente, eles precisam ser examinados mais detalhadamente, especialmente no que diz respeito à sua capacidade pulmonar.
- Os mergulhadores que não foram contaminados
também devem esperar um certo tempo antes de mergulhar novamente, pois não terão desenvolvido imunidade e podem, portanto, estar contaminados por outros .
- Os equipamentos de mergulho, se trocados, emprestados e / ou alugados, devem ser cuidadosamente desinfetados.
Importante relembrar que, embora assintomáticos qualquer um de nós pode ter contraído o vírus e não temos como calcular o impacto em nossa capacidade pulmonar, por isso é importante ter cautela ao retornar.
Como sempre dizemos na Toca, a única coisa mais importante que nossa diversão ao mergulhar é nossa saúde e segurança.
https://differentdive.com/covid-19-and-diving/
Toca do Mergulhador e a pandemia
Como estamos agindo durante a pandemia?
Primeiramente queremos dizer que nossa prioridade é a saúde e segurança de todos e limitarmos a transmissão do vírus. Portanto permanecemos ativos mas sem uma agenda oficial determinada, fazendo algumas operações reduzidas e personalizadas.
Essas operações limitadas seguem as orientações médicas e sanitárias vigentes, respeitando os protocolos do ministério do turismo, da DAN (Divers Alert Network) e das credenciadoras internacionais de mergulho.
As partes teóricas de treinamentos, ou treinamentos totalmente teóricos tem acontecido em sua integralidade utilizando diversas ferramentas de conferência eletrônica.
Acreditem estamos ansiosos para que tudo isso passe e possamos novamente nos reunirmos com a mesma alegria de sempre, lembrando que o bem maior da Toca é o seu querido cardume de amigos mergulhadores.
https://www.tocadomergulhador.com.br/turismoseguro





