OMS: Mergulho após infecção por SARS-CoV-2 (COVID-19)

Allan Piccinin • 3 de dezembro de 2020

O que a literatura internacional e a OMS dizem sobre mergulho autônomo para quem teve COVID?

A Toca do Mergulhador está ativa e alerta sempre preocupada em primeiro lugar com o bem estar dos mergulhadores peixes do cardume, e mediante a noticias espalhadas por todos os cantos resolvemos consolidar aqui algumas informações relevantes de fontes internacionais sobre o assunto Covid e o mergulho. Iremos traduzir alguns textos na integra e todas as fontes oficiais estarão disponíveis no final desse review.

Vejam abaixo o que o site da OMS(Organização Mundial da Saúde) tem como alerta aos mergulhadores que tiveram Covid-19:

"O mergulho é uma atividade crítica para a indústria comercial, atividades militares, pesquisa e segurança pública, bem como uma paixão para muitos mergulhadores recreativos. Espera-se que os médicos forneçam recomendações de retorno ao mergulho após SARS-CoV-2 (COVID-19) infecção com base na melhor evidência disponível, muitas vezes extraída da experiência com outras doenças semelhantes. O mergulho autônomo apresenta desafios fisiológicos únicos para o corpo secundários à imersão, aumento da pressão e aumento do trabalho respiratório. As sequelas de longo prazo do COVID-19 ainda são desconhecidas, mas se for comprovado que são semelhantes a outros coronavírus (como a síndrome respiratória do Oriente Médio ou SARS-CoV-1), eles podem resultar em sequelas pulmonares e cardíacas de longo prazo que afetam a capacidade dos mergulhadores de retornar com segurança ao mergulho autônomo. A literatura disponível e a fisiopatologia do COVID-19 no que se refere à aptidão para mergulho, incluindo recomendações atuais para doenças semelhantes, propõe diretrizes para avaliações dos mergulhadores após o COVID-19. As diretrizes baseiam-se nas melhores evidências disponíveis sobre o COVID-19, bem como na experiência anterior com a determinação da aptidão do mergulho. É provável que todos os mergulhadores que contrataram COVID-19 exijam uma avaliação médica antes do retorno ao mergulho com ênfase na função pulmonar e cardíaca, bem como na capacidade de praticar exercícios."


No Brasil a DAN (Divers Alert NetworK) mantém atualizado em seu site noticias atualizadas sobre protocolos quanto ao coronavírus e protocolos de segurança:

https://danbrasil.com.br/covid-19/


COVID-19 And Diving: SBMHS Medical Recommendations

O que a SMBHS (Sociedade Belga de Medicina Hyperbárica e Subaquática) recomenda nos preocuparmos antes de voltar ao mergulho?

Embora covid-19 possa ser quase assintomático, também pode causar sérios danos aos pulmões e ao coração, dois órgãos que devem estar em perfeitas condições de funcionamento para nossa atividade de mergulho.

Teremos que ter muito cuidado antes de retomar a atividade.

Cuidados antes de voltar a mergulhar:


  • Para pessoas que foram afetadas por covid-19 : espere um período de 1 a 3 meses antes de mergulhar (é longo, mas é a sua saúde e a de outras pessoas) dependendo sobre a gravidade dos sintomas. Idealmente, eles precisam ser examinados mais detalhadamente, especialmente no que diz respeito à sua capacidade pulmonar.
  • Os mergulhadores que não foram contaminados também devem esperar um certo tempo antes de mergulhar novamente, pois não terão desenvolvido imunidade e podem, portanto, estar contaminados por outros .
  • Os equipamentos de mergulho, se trocados, emprestados e / ou alugados, devem ser cuidadosamente desinfetados.

Importante relembrar que, embora assintomáticos qualquer um de nós pode ter contraído o vírus e não temos como calcular o impacto em nossa capacidade pulmonar, por isso é importante ter cautela ao retornar.
Como sempre dizemos na Toca, a única coisa mais importante que nossa diversão ao mergulhar é nossa saúde e segurança.

https://differentdive.com/covid-19-and-diving/


Toca do Mergulhador e a pandemia

Como estamos agindo durante a pandemia?

Primeiramente queremos dizer que nossa prioridade é a saúde e segurança de todos e limitarmos a transmissão do vírus. Portanto permanecemos ativos mas sem uma agenda oficial determinada, fazendo algumas operações reduzidas e personalizadas.

Essas operações limitadas seguem as orientações médicas e sanitárias vigentes, respeitando os protocolos do ministério do turismo, da DAN (Divers Alert Network) e das credenciadoras internacionais de mergulho.

As partes teóricas de treinamentos, ou treinamentos totalmente teóricos tem acontecido em sua integralidade utilizando diversas ferramentas de conferência eletrônica.

Acreditem estamos ansiosos para que tudo isso passe e possamos novamente nos reunirmos com a mesma alegria de sempre, lembrando que o bem maior da Toca é o seu querido cardume de amigos mergulhadores.

https://www.tocadomergulhador.com.br/turismoseguro

Por Allan Piccinin 27 de outubro de 2017
O instrutor de mergulho e fotografo sub Allan Piccinin que é o fundador da Toca do Mergulhador foi convidado a contar de sua experiência em mergulhos pelo planeta no Programa da Ju da TV BAND e falou também sobre a Toca do Mergulhador. Se quiser assistir podem acompanhar no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=g5IKiX6D4-c
Por Rafael Nacionalnet 2 de maio de 2017
Toca do Mergulhador se torna centro de mergulho SSI (Scuba Schools International) em São Paulo e além de toda estrutura que você precisa para seus mergulhos e viagens agora tem a sua disposição toda grade de cursos e treinamentos internacionais da SSI. "Faça mais do que um curso de mergulho, torne-se de fato um mergulhador". SSI 17 de Janeiro de 2017
Por Rafael Nacionalnet 2 de maio de 2017
Fundadores da Toca do Mergulhador responderam a perguntas dos ouvintes e apresentadores em entrevista descontraida a Radio Energia 97fm da cidade de Sao Paulo. Se você perdeu pode acompanhar o replay no site da radio. Basta escolher dia 17/01/2017 a partir das 10:00. Allan Piccinin 17 de Janeiro de 2017
Por Rafael Nacionalnet 2 de maio de 2017
Boa tarde peixes, quero contar a vocês sobre minha próxima aventura! Essa semana irei explorar a região de Bonito em Mato Grosso do Sul e pretendo trazer muito conteúdo a vocês! Abismo Anhumas Um dos pontos altos dessa viagem será a exploração do Abismo Anhumas .
Por Rafael Nacionalnet 2 de maio de 2017
No próximo domingo (9) o fotógrafo subaquático Allan Piccinin irá ministrar uma palestra sobre suas experiências como mergulhador durante o São Paulo PADI Dive Festival, maior e mais completo evento de mergulho da América Latina. O evento acontece simultaneamente ao São Paulo Boat Show, maior salão náutico indoor da América Latina que apresenta as novidades do mercado. Na ocasião, também será lançada a World Adventure Society no Brasil. “A ideia dessa galera é difundir a aventura para as pessoas. Vamos fazer parcerias com propriedades, passeios e através dessa parceria nós vãos divulgar, através da WAS, em todos os países onde temos o grupo, para conhecerem o Bonito. Aí esses atrativos podem oferecer algum diferencial para os associados. Todo o dinheiro das associações do mundo inteiro é revertido para a causa da aventura. Para produzir material, para divulgação, contou Allan Piccinin. O mergulhador visitou em setembro atrativos de Bonito e Jardim, como o Abismo Anhumas, Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata. Com mais de 800 mergulhos registrados, Allan Piccinin é fundador do clube de mergulho Toca do Mergulhador, Fotógrafo Subaquático, Instrutor de Fotografia Digital Subaquática, Instrutor de Mergulho PADI (Professional Association of Diving Instructors) e de mergulhos com misturas de Ar Enriquecido com O2. O São Paulo Boat Show acontece do dia 6 a 11 de outubro, no São Paulo Expo, ponto de encontro certo para quem busca tudo para o seu próximo destino de mergulho. Fonte: Bonito Noticias - http://bonitonoticias.com.br/noticia/mergulho-em-bonito-e-tema-de-palestra-no-padi-dive-festival Bonito Noticias 07 de Outubro de 2016
Por Rafael Nacionalnet 2 de maio de 2017
Allan irá falar sobre como o mergulho se conecta com o mundo da aventura e como transformar sua viagem numa expedição de mergulho. Os desafios de viver o mundo corporativo e se conectar ao mundo da aventura. Conheça o papel da WAS no mundo do mergulho. Alberto irá contar um pouco de sua experiência como aventureiro e sobre o trabalho desenvolvido na WAS para criar a grande rede mundial da aventura. Ao final da palestra mesa redonda com Allan, Alberto e alguns aventureiros da WAS com microfone aberto ao público para perguntar e interagir. Allan Piccinin é fotografo subaquático, instrutor de mergulho e fotografia sub PADI, diretor administrativo e coordenador de mergulho da World Adventure Society, CIO especialista em gestão financeira pela FGV e Gestão de T.I. também e palestrante. Apaixonado pela natureza e pelo meio ambiente aquático dedicou a última década a prática e estudo do mergulho e a fotografia, organizou expedições e explorou o Brasil e alguns lugares do planeta em busca de entender a diversidade da fauna subaquática. Alberto Andrich é presidente e CEO da World Adventure Society, uma organização internacional sem fins lucrativos com sede no Brasil, que tem a missão de incentivar as pessoas para atividades Outdoor. Alberto é produtor, diretor e fotógrafo, assinando importantes produções audiovisuais e fotográficas. Entre suas responsabilidades com a WAS, sempre encontra tempo para alguma expedição com o objetivo de produzir séries para televisão ou fotos para trabalhos como o banco de imagens do Ministério do Turismo. Faremos uma exposição fotográfica de mergulho e aventura no auditório e sortearemos um curso de foto subaquática PADI com instrutor Allan Piccinin e mais alguns brindes . Inscreva-se clicando AQUI. Allan Piccinin 09 de Outubro de 2016
Por Rafael Nacionalnet 2 de maio de 2017
Allan Piccinin, instrutor de mergulho, fotógrafo subaquático e diretor da World Adverture Society (WAS), que é uma associação sem fins lucrativos direcionada para a aventura, esteve em Bonito neste final de semana, visitando alguns atrativos turísticos e analisando se a cidade se encaixa no perfil de aventura da ONG, para que possa compor a lista de destinos, divulgada em 19 países, onde a WAS está presente. Em seu roteiro estavam passeios como o Abismo Anhumas, onde os visitantes precisam encarar uma descida de rapel de 70 metros para pode desfrutar de um mergulho nas águas cristalinas da gruta, a Lagoa Misteriosa, cuja profundidade ainda não foi descoberta e está na lista das mais profundas do mundo, e também destinos mais ‘família’, como ele mesmo definiu, já que veio acompanhado da esposa e dos filhos, de 4 e 12 anos. “Aproveitei também que estou vindo em família para mostrar que há opções de lazer para todos. Porque já ouvi muitas vezes as pessoas dizerem que aqui não é um lugar para vir com crianças. Então busquei alguns atrativos que eu também pudesse incluí-los. No Parque Ecológico do Rio Formoso eles se divertiram de mais. Ficaram o dia inteiro em atividades. O maior pode fazer o Boia Cros, fez a cavalgada, e a pequena também acompanhou a gente na cavalgada”, explicou. Piccinin ainda mencionou à tarde que passou no Rio da Prata, onde pode fotografar os pássaros em seu habitat natural e apresentar diferentes espécies para a caçula. Quanto ao mergulho em água doce, que será o tema da palestra que irá ministram em São Paulo, no Adventure Congress, Piccinin fez questão de destacar o potencial de Bonito. “Eu sou mergulhador há dez anos e amo o que faço. Já mergulhei com tubarões e registrei isso, para mostrar que eles não são monstros, como muito gente descreve. Agora quero divulgar para o mundo que existem vários tipos de mergulho. Vários tipos de atividades de aventura dentro do mergulho e uma delas é o mergulho em água doce. Por isso escolhi Bonito. Porque é uma cidade conhecida mundialmente e quem tem atrativos legais, para mostrar que o mergulho em água doce pode ser divertido”, explicou. As experiências do mergulhador e fotografo subaquático serão divulgadas em seu site, Toca do Mergulhador, e nas redes sociais, mas segundo ele, alguns relatos vão ficar guardadinhos para a palestra. Durante o evento, o São Paulo PADI Dive Festival, que é junto com o Boat Show, que o maior evento náutico e o maior evento de mergulho da America Latina, também será lançada a World Adventure Society no Brasil. “A ideia dessa galera é difundir a aventura para as pessoas. Vamos fazer parcerias com propriedades, passeios e através dessa parceria nós vãos divulgar, através da WAS, em todos os países onde temos o grupo, para conhecerem o Bonito. Aí esses atrativos podem oferecer algum diferencial para os associados. Todo o dinheiro das associações do mundo inteiro é revertido para a causa da aventura. Para produzir material, para divulgação, finalizou Piccinin. Para ver matéria completa clique em: Portal da Educativa Portal da Educativa - Kemila Pellim 13 de Setembro de 2016
Por Rafael Nacionalnet 2 de maio de 2017
Allan Piccinin, fotógrafo subaquático, conhecido por mergulhar com tubarões, e fundador do clube Toca do Mergulhador, vai visitar Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, nesta semana. Entre seus destinos estão o Abismo Anhumas, a Lagoa Misteriosa, o Parque Ecológico do Rio Formoso e a Estância Mimosa. O mergulhador vai apresentar a cidade em palestras no SP Boat Show / PADI Dive Festival 2016 e no Adventure Congress da feira Adventure Sports Fair 2016. Em seu site, Piccinin comunicou aos leitores que estará na cidade e apresentou os passeios que vai visitar, destacando pontos marcantes de cada um, como por exemplo, a descida de rapel de 72 metros até o lago cristalino de 80 metros de profundidade, no Abismo Anhumas e a impressionante transparência e profundidade das águas da Lagoa Misteriosa. “É considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia) e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água, porém nunca encontraram o fundo oficialmente e por isso misteriosa”. Sobre o Parque a Estância, o fotógrafo frisou que são ótimos para pas seios em família. “A Fazenda é uma propriedade com muitas cachoeiras e pontos para observação de pássaros o “bird watching”! É ótimo para estar com a família interagindo com a natureza”, afirmou. A publicação foi feita na terça-feira (8) e não consta os dias exatos em que Puccinin deve visitar cada local. Acesse a noticia original em: Portal da Educativa Portal da Educativa - Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul 08 de Setembro de 2016